sábado, 2 de outubro de 2010

Um pouquinho de conhecimento não faz mal...

Eu estava estudando uma matéria muito comum para concursandos denominada AFO (Administração Financeira e Orçamentária), e imaginei os chefes do Executivo reunindo-se com suas equipes para fazer planejamentos, como por exemplo o Planejamento Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual, que são de suma importância para qualquer sociedade, pois tratam diretamente dos nossos interesses. Este planejamento e estas leis, depois de elaboradas, são enviadas para o Legislativo para serem votadas. No Poder Legislativo, trabalham os deputados federais e estaduais e os senadores.
Imaginei, então, o esforço que uma pessoa faz para passar em um concurso público. Muitas horas de estudo, investimento com material didático, prejuízo na vida social e em família, além da incerteza na hora da prova. Sem falar da espera para, caso passe, saber se será ou não convocado. Difícil... Muitos ficam anos estudando!
Então, conversando com meu marido, ouvi a seguinte pergunta: Por que quem faz concurso público precisa saber isto e os candidatos a deputados não? Deveriam  estudar esta matéria também, né? Afinal de contas, são eles quem vão aprovar!
Pura verdade. Por que?
Tudo bem que temos experiências ruins com senhores doutores no nosso Legislativo. Isto eu não nego! Mas trata-se de um cargo tão importante que parece piada termos candidatos como Tiririca, Mulher Pêra, Melancia e mais outras tantas frutas e leguminosas por aí a fora.. Romário, os irmãos K e L do KLB, entre outros. Será que estaríamos limitando a Democracia? Impedindo uns e outros de serem candidatos? Acho que não! Estaríamos qualificando nossos administradores!!! Afinal, um pouquinho de conhecimento não faz mal...
Posso estar errada, todos podem errar! Mas acredito que estas pessoas não tem noção da importância do cargo ao qual aspiram, vide trecho de uma entrevista da Mulher Pêra para a Folha de São Paulo que li há alguns dias e pense a respeito:
"Você já conhecia o PTN?
Não, não conhecia.
Sabe o que o PTN propõe, como se situa na política?
O PTN é um partido pequeno, tem pouco espaço no horário político, tem pouco tempo pra falar. É só isso o que eu sei do PTN. Só isso que eu posso dizer.
Mas você sabe quais são as bandeiras, a luta política?
Não, não sei.
...
Você está com que idade?
23.
Então você votou na última eleição.
Votei, mas nem lembro. Nunca gostei de votar. Os políticos prometem, falam, falam e nunca cumprem nada.
Então você não sabe em quem votou para deputado na última eleição.
Nem me lembro. Mas eu votei no Lula.
Mais alguma coisa que eu não te perguntei e você gostaria de dizer a respeito da sua candidatura?
Você quer que eu cante o meu jingle? Eu acho ele legal.
Como é?
[cantando] "A comunidade diz, vote na Pêra pra ser feliz! A comunidade diz, vote na Pêra pra ser feliz!" Se você puder colocar, eu agradeço.
Como eu te apresento? Como dançarina?
Ah, pode... Cantora. Eu sou cantora." 

Leia a entrevista na íntegra clicando aqui.

E o pior é que este é só 1 exemplo!

Amanhã é com a gente! Vamos votar com responsabilidade!

Bjim, Paula


Um comentário:

Cristina Calazans disse...

É isso mesmo! Concordo com Vc!!!
A vida Política esta cada vez mais uma bagunça. As pessoas q votam em candidatos como esses q vc citou, não se ligam q estão brincando com o futuro q, nesse caso, a decisão é exclusivamente nossa!!
Sabe o q acontece? Mtos não sabem a diferença do voto proporcional (coeficiante eleitoral) para eleger deputados e vereadores, por isto os partidos lancam essas pessoas, q vc citou, como candidatos, a fim de arrecadar votos para legenda (partido).
Assim como poucos não sabem, também, o básico, q ao votar para senador, estão elegendo uma pessoa para ficar 8 anos no poder!!! Temos q saber pelo menos isto!!!

Acoooorda Brasiiil!!!!

Bjuuuss