quarta-feira, 12 de maio de 2010

Expressões

Todos os dias, nós usamos várias expressões e, na maioria das vezes, não sabemos exatamente o que elas significam. Por isto, criei uma lista pra ajudar.

1 - "fazer nas coxas" - as primeiras casas construídas no Brasil eram cobertas com telhas feitas pelos escravos e eles moldavam as telhas nas coxas. Bom, como cada um tem uma coxa de um tamanho... fica simples de entender, né? As telhas ficavam desiguais, logo a expressão significa fazer de qualquer jeito.

2 - "sem eira nem beira" - se você reparar em casas antigas, na borda do telhado existem a eira e a beira. Pois é, quem tinha ambas no seu telhado, era considerado rico e culto. Quem não tinha nada... era um sem eira nem beira!


3 - "à beça" (já li escrito com ss) - na época do império, existia no Rio um comerciante muito rico e que sempre usava roupas de luxo, seu nome era Abessa. Sempre que alguém se vestia bem, diziam estar se vestindo "abessa", isto é, à moda do comerciante!








4 - "conto do vigário" - a imagem de uma santa foi doada pelo espanhóis para Ouro Preto e começou a ser disputada por dois padres de duas paróquias diferentes. Para terminar com a disputa, um os padres sugeriu que a imagem da santa fosse colocada sobre um burro e que este fosse colocado no caminho entre as duas igrejas. Aquela igreja para a qual o animal se encaminhasse seria a que ficaria com a imagem. Depois de um tempo, souberam que o burro era de um dos padres e que o animal, lógico, caminharia diretamente para o local onde já estava acostumado!

Depois eu coloco mais!

Bjim, Paula

Nenhum comentário: