sexta-feira, 21 de maio de 2010

Qual Português você fala?

A Língua Portuguesa é, oficialmente, falada em sete países. Apesar de diferenças na sua pronúncia, adição de elementos dos nativos falantes, nossa língua mantém sua unidade.
Hoje é o Dia da Língua Nacional.
Aqui no Brasil, falamos um Português muito singular e bonito. Perdemos a forma gutural de falar do Português falado em Portugal e passamos a praticar uma língua que sofreu influência dos indígenas e dos africanos, além de influência de outras línguas europeias.
Cá pra nós... nossa língua é linda!!!
Desde Janeiro de 2009, com o novo acordo ortográfico entre os países de Língua Portuguesa, a nossa gramática sofreu algumas alterações. Umas muitos fáceis de memorizar e muito boas também, como o fim do trema. Foram incluídas no alfabeto oficial as letra K, W e Y, que agora passou a ter 26 letras. Houve outras mudanças que exigem um pouco de estudo, não necessariamente por ser algo difícil, mas por estarmos habituados ao modo antigo de escrever (eu sempre escrevo idéia, até meu filho de sete anos já me corrigiu!). Contudo, as mudanças mais significativas ocorreram com os acentos e o uso do hífen.
É claro que todos nós cometemos nossos deslizes com a Língua Pátria, mas vale a pena consultar uma boa (e atualizada) gramática e tratar com carinho a nossa queria Língua Portuguesa!
Encontrei na Internet um conversor ortográfico muito interessante, porém eu só testei com algumas palavras, logo se você estiver escrevendo um texto para o seu trabalho ou para a faculdade, vale muito a pena recorrer a uma boa gramática.

Bjim e viva ao dia da Língua Nacional!
Paula

Nenhum comentário: