sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tolerância - eu pratico e você?

          Acredito que todos estão acompanhando, mesmo que de longe, toda discussão que gerou o "kit anti-homofobia" produzido pelo MEC e que seria divulgado nas escolas.
Confesso que pensei se deveria ou não escrever sobre este assunto, pois tenho a impressão que tudo que se fala a tal respeito, pode ser usado para acusar quem falou de ser homofóbico.
Mas como eu não resisto em expressar minha opinião...
Bom, pra começar, eu gostaria de saber o que há de complicado em "Amarás ao teu próximo como a ti mesmo."? Por que será que as pessoas têm tanta dificuldade em olhar para o outro - tenha ele qualquer cor de pele, qualquer preferência sexual, qualquer valor em sua conta bancária, qualquer tipo de deficiência física e etc - e enxergar um semelhante?
Eu digo que "somos semelhantemente diferentes" - que bom!!!
Falando especificamente sobre o homossexualismo, que é o assunto em questão nos "kits" do MEC, esta pode não ser uma prática sexual que você queira para sua vida (eu não quero - sou hétero e feliz assim), contudo sua (minha) preferência não faz daquele que pensa diferente um ser menor em absolutamente NADA.
Cada um de nós tem uma formação social, cultural e religiosa, por mais simples que seja. É a partir delas que construimos nossa moral e fazemos nossas escolhas. Se a homossexualidade não combina com você, é um direito seu! Basta, então, respeitar quem fez uma opção diferente.
Em relação ao "kit" especificamente, acredito ser horrível! Acho que até pode surtir efeito contrário, constrangendo ainda mais um jovem que esteja confuso. 
Com o dinheiro que o Governo gastou neste material, poderia ser criado um atendimento direcionado para assuntos sexuais, tantos para jovens héteros, como para os homossexuais (já que dúvidas são pertinente à todos nesta área tão delicada da vida e do crescimento). Sabemos que muitos não têm em casa o diálogo necessário, por isto, acredito que o Governo poderia fazer uma campanha incentivando o diálogo entre pais e filhos, para que as diferenças e a tolerância fossem amplamente discutidas.
Quanto aos vídeos, acredito que seriam muito mais úteis, aqueles que mostrassem o que provoca o "uso de drogas", o que pode acontecer se alguém "dirigir após ingerir bebida alcoólica" ou ainda os riscos que uma pessoa corre por praticar "sexo sem proteção", por exemplo. Afinal de contas, este tipo de vídeo, mostrado nas escolas, atingiria TODOS os jovens e também suas famílias. Além disto, poderia diminuir a triste realidade que vemos atualmente, jovens morrendo todos os dias nas mãos de traficantes, nas avenidas das cidades e também em leitos de hospitais, muitas vezes, por falta de orientação.
O que fazer com os radicais que estão por aí hoje? Lei, claro! Mas uma lei contra QUALQUER tipo de discriminação, seja social, racial, sexual, de credo e etc. Entretanto, não acredito que só uma lei possa mudar questões tão profundamente enraizadas numa sociedade. Ela pode até aliviar o problema de imediato, mas mudança de pensamento e atitude só acontece a longo prazo e para isto, precisamos plantar a semente que queremos colher. 
A questão é: qual a semente que estamos plantando agora?

Fique à vontade para concordar ou discordar. Pois, respeitar a opinião do próximo é uma das maneiras de praticar a tolerância.


Bom final de semana!
Bjim, Paula

Texto Bíblico: Mateus 22:39

Um comentário:

Cristina Calazans disse...

Caraaaca, acredita que qdo eu soube desse assunto, pensei exatamente isto: "tenho a impressão que tudo que se fala a tal respeito, pode ser usado para acusar quem falou de ser homofóbico.".
Mto bom!!! Mto bom!! Mto bom!! Adorei!!! É tudo isso aí mesmo!!!
Falou tudo!!!
Na minha opinião: Um absurdo esse tal kit!!
Bjus grandes!!