sábado, 15 de maio de 2010

Içami Tiba

Pois é, 

Eu recebi, por email, uns pensamentos muito interessantes a respeito de filhos e gostaria de compartilhar com vocês. A autoria dos pensamentos, de acordo com o email, é do Dr. Içami Tiba (médico psiquiatra) e eles foram ditos numa palestra em Curitiba em 2008. São eles:
  • A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório.. Filho é para sempre.
  • É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real. Se falar que professor o xingou, tem que ir até a escola e ouvir o outro lado, além das testemunhas.  
  • A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança.
  • Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinqüente.
  • A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender.
  • É preciso transmitir aos filhos a idéia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0.
  • Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação.. Não xingar avós é obrigação. Ser polido é obrigação. Passar no vestibular é obrigação. Se ganhou o carro após o vestibular, ele o perderá se for mal na faculdade.
  • O erro mais freqüente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo.
  • Dinheiro 'a rodo' para o filho é prejudicial. Mesmo que os pais o tenham, precisam controlar e ensinar a gastar.
Quero deixar claro que não estive nesta palestra, porém os pensamentos são muito interessantes e fazem a gente parar pra pensar, né?

Bjim para todos e um excelente domingo!!!
Paula

4 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, devemos ser partes iguais na criação dos filhos, com sabedoria e muito amor conseguiremos cumprir nossa missão de criá-los para a vida. E que Deus nos ajude nesta tarefa.
Te amo.
Roney Mendes

Ana Paula Mendes disse...

Verdade, que Deus nos ajude mesmo!
Acho que estamos indo bem!!!
Bjim e te amo muito!!!

Carla Souto disse...

Muito bom isso, Paulinha vc é 10.
Te visitar está virando hábito...rsss
Beijocas!!

Ana Paula Mendes disse...

Que bom, Carla! Fico feliz com suas visitas e seu carinho!!! Beijos grandes para todos vocês e saudades sempre!!!