segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Indignação - pra dizer o mínimo!

"E agora um aviso para os pais das meninas de 10, 11 anos: a lista de material escolar aumentou. Lápis, borracha, apontador, gloss, rímel, blush." 

Domingo à noite, normalmente, temos certa dificuldade em encontrar algum programa que preste para assistir, ainda mais se for em TV aberta. Uma da fracas opções é o Fantástico (Rede Globo). Ontem, meu marido estava zapeando com o controle remoto e colocou neste programa, justamente quando começava uma reportagem sobre meninas de 10/11 anos e o uso de maquiagem. 
Tal reportagem fez parte do quadro "Repórter por 1 dia" e quem a apresentou foi uma atriz de 11 anos, chamada Clara Tiezzi. Logo no início, é dito que maquiagem agora faz parte da lista de material escolar das meninas (conforme frase citada acima).
Como assim?
A reportagem segue com uma série de absurdos, mostrando meninas (CRIANÇAS) se maquiando para ir à escola. Uma das meninas entrevistadas chega a perder uma hora todos os dias de manhã, passando maquiagem antes de sair de casa. Onde estão os responsáveis por esta menina? Para piorar um pouco mais (se é que isto é possível) a repórter mirim entrevistou alguns meninos para saber a opinião deles sobre meninas que usam maquiagem.
O que é isto?
A infância é um período tão curto da vida... Já há tanta violência contra os pequenos, tanta injustiça. Aí vem um programa de grande audiência (que vem baixando mês a mês - ainda bem), em pleno domingo e, ao invés de transmitir alguma coisa útil para as famílias, mostra esta matéria ridícula (pra dizer o mínimo), na qual meninas de onze anos (O-N-Z-E, para deixar bem claro) comportam-se como mulheres de 25. O cúmulo foi quando ouvi uma das pequenas entrevistadas dizer que "temos que ficar perfeitas". Cada vez mais as crianças estão sendo obrigadas a tornarem-se adultos precoces, seja no modo de vestir, agir e, agora, elas também têm que se maquiar para estarem na moda, por dentro.
Mas nós ainda temos o controle sobre o que entra em nossas casas através da televisão. Em casos como este, quando tentam agredir nossas famílias, o botão DESLIGA (que normalmente fica na parte da frente do aparelho de televisão) é a melhor opção.

E ainda querem saber por que tal programa está perdendo audiência...

Não vos conformeis com este mundo... pense e reaja. 

Bjim, Paula

4 comentários:

Cristina Calazans disse...

É isso aí minha amiga!! Por essas e outras q fico mto braba qdo, aki em casa, param para ver esse e outros canais de televisão q apresentam reportagens como essa, q mostra q essa atitude é "linda" e é o q "deve ser feito".
A mídia cada vez mais influenciando os lares, as famílias q não tomam providência para q possamos contruir algo melhor nos dias de hj . Os pais não querem ter o trabalho, sim, trabalho, porq sabemos q não é fácil educar, de ensinar princípios e moral, preferem deixar q aprendam com os outros e/ou na frente de uma televisão. As crianças se portam como adultos e os adultos abestalhados querendo se tornar ou voltar a ser adolescentes.
Criaças como adultos em miniatura como era na Idade Média, a diferença é q na Idade Média não havia o reconhecimento de infância e hj temos esse reconhecimento, mas a mídia, a ditadura do consummo faz com q esse reconhecimento seja deixado de lado.
Não devemos expor as nossas crianças a um mundo adulto totalmente vulgarizado e capitalista como esse q vivemos.

Bjus e parabéns pela postagem!!!

Ana Paula Mendes disse...

È sim, educar dá trabalho mesmo, mas vale a pena, né?
Aqui em casa este tipo de programa de televisão já perdeu espaço há muito tempo!
Obrigada pela visita, Cris!
Bjão e saudades!
Paula

Carla Souto disse...

O pior de tudo que os pais acham tudo muito bonitinho, e não percebem que isso pode está afetando o desenvolvimento da criança...é um pena

Ana Paula Mendes disse...

Pena mesmo, Carla!
Obrigada pela visita! Bjão!
Paula