sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ai, ai professor!

O dia do professor deve ser lembrado e comemorado, mas também deve ser um momento para refletirmos a realidade deste profissional no nosso país. 
Com salários absurdamente baixos, levando em conta o quanto um professor estuda e o que ele suporta no seu dia a dia, o salário deveria ser, no mínimo, o triplo! Além de condições de trabalho precárias, especialmente a dos professores de escolas públicas que trabalham em ambientes destruídos (pelo próprios alunos, diga-se de passagem), barulhentos e sem material de apoio para tornar as aulas mais interessantes. E, claro, não poderíamos deixar de citar a clientela, que algumas vezes é de tirar a paciência de qualquer um.
Temos visto nos telejornais ultimamente, notícias de professores que perderam a cabeça e tiveram um "ataque" de raiva dentro de sala de aula. Claro que nada justifica isto, mas é compreensível se compararmos o estresse do trabalho com o que se ganha por ele. A responsabilidade de ter que ensinar, colher frutos diante de tanta dificuldade, sem contar com muitos alunos que não querem estudar!
É contagiante quando conversamos com um professor e percebemos o quanto ele ama o que faz e como, muitas vezes, dribla as dificuldades com criatividade e amor ao seu trabalho.

É para estes heróis de todos os dias que desejo um "Feliz dia do professor"!

Bjim, Paula

Nenhum comentário: