domingo, 31 de outubro de 2010

Você sabia...

...que dia 31 de Outubro, quando todos estão com as suas atenções voltadas para o Dia das Bruxas, também é o dia do Saci?
É sim.
Muitos não sabem que este dia é dedicado a um personagem tão interessante do nosso folclore. Uma pena...
Vemos por aí tanta divulgação do Dia das Bruxas, festa da cultura norte americana, na qual as crianças batem de porta em porta dizendo "travessuras ou gostosuras?".
Já aqui, mais uma vez, estamos deixando de lado nossa cultura e nosso folclore para festejar algo que nem é nosso. É claro que num mundo globalizado, no qual as crianças estão estudando inglês cada vez mais cedo, é inevitável que a gente conheça e até prestigie a cultura norte americana. Mas, com todo respeito, a nossa é muito mais legal e não deve ser esquecida! Também temos os nosso mitos!

De acordo com a história, a lenda do Saci mudou ao longo do tempo. No início ele era um menino indígena, que tinha as duas pernas, e gostava de fazer travessuras como dar nó em crina de cavalo e colocar muito sal na comida. Com a chegada dos negros escravos ao Brasil, a lenda mudou e o Saci passou a ser negro e ter uma perna só. Ele também passou a usar gorro vermelho e fumar cachimbo. Além disto, preferiu ser livre fazendo suas graças, à ficar preso numa senzala.
Vale acrescentar que o Saci não é "maligno", ele é travesso. O que o torna bem diferente das bruxas!

Visite este site e saiba mais sobre o Saci!

Bjim, Paula

Nenhum comentário: